FANDOM


667


Chegou uma doença nova em Portugal. É uma doença chamada pelas autoridades médicas de vírus “Morangos com Açúcar". A novidade está fazendo com que crianças apresentem sintomas igualmente sofridos pelos personagens de uma novela transmitida no país. Mais de 300 crianças, em 14 escolas, já se queixaram de sintomas como erupções na pele, dificuldades de respiração e tontura. Algumas dessas instituições foram obrigadas a suspender o funcionamento.

A epidemia surgiu alguns dias depois que "Morangos com Açúcar", uma novela popular entre os adolescentes, exibiu um episódio sobre um vírus perigoso que atacava uma escola. As autoridades médicas acreditam que muitas crianças passaram a temer que coceiras ou dificuldade de respiração fosse algo muito grave e estivesse relacionado ao que acontecia na novela. Outros notaram que a epidemia ocorreu exatamente na época das provas do fim do ano escolar.

Chamada de “o fenômeno da imitação”, a epidemia, curiosamente, atinge somente crianças que frequentam escolas e assistem à novela. Para os médicos, esse fato curioso parece engraçado e ao mesmo tempo preocupante.

Quais influências estão predominando a mente das crianças e dos jovens? Estamos acompanhando as emoções deles? Pense comigo. Se algumas emoções produzem determinados “choques” nos adultos, na criança essas perturbações assumem caráter muito mais sério.

Você sabe, por exemplo, que o tempo passado em frente à televisão é subtraído de muitas outras atividades importantes como a leitura, a interação com a família e o desenvolvimento social. Não vamos nos aprofundar nisso, mas o problema é que a criança não faz muita distinção entre a fantasia apresentada na televisão e a realidade. Pensando nisso, acho oportuno compartilhar uma regra que o salmista Davi ensina para os adultos, mas que podemos e devemos, desde cedo, ensinar aos pequenos: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos.” (Salmos 101:3).

Coisa injusta é tudo o que enfraquece os valores humanos, diminui a sensibilidade e desequilibra as emoções. Penso que a novela portuguesa pode não ser má (apesar de eu não tê-la assistido), mas o que está acontecendo com as crianças de Portugal nos dá um bom exemplo de que as influências exteriores são fortes e podem chegar a ser nocivas.

Deus quer que nossos olhos contemplem o bem. Deus deseja que Seus filhos sejam protegidos do mal e do exagero da fantasia moderna. Tenha fé no Senhor o seu Deus, e você será sustentado; tenha fé nos profetas do Senhor e terá a vitória.


Um abraço,


Escrito por Pr. Milton Souza

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória