FANDOM

T6pfmv.jpg

Não é possível somar e dividir ao mesmo tempo. Uma conta tem que ser feita depois da outra. Isso acontece na matemática, mas não ocorre no casamento. Entre as saudáveis contradições do casamento existe mais esta: “quem divide sai ganhando”. Não, não estou falando do amor, do carinho onde essa lei é óbvia. Estou falando de coisas materiais mesmo, mais exatamente do dinheiro, salários, conta bancária! A experiência de muitos, inclusive a minha, indica que, no casamento, “compartilhar é economizar”. Ou seja, tudo deve ser somado e tudo deve ser dividido, inclusive as dívidas. Aliás, não entendo como duas pessoas que compartilham a mesma cama não possam compartilhar a mesma conta bancária. Quando você soma essa confiança, está dividindo as responsabilidades, multiplicando a eficiência e diminuindo as perdas de qualquer espécie. Mas não basta afirmar, é preciso provar. E a comprovação começa por aquela lei simples que diz: “quem participa colabora”. É lógico que quem coloca tudo o que é seu no mesmo barco não tem interesse em que ele afunde. Quem ajuda a ganhar também deve ajudar a gastar. E quem ajuda a gastar também deve ajudar a ganhar ou a economizar. Essa é mais uma forma, ou oportunidade para promover o diálogo conjugal, com a conseqüente troca de experiências e o crescimento de cada um. Como em qualquer outra área da vida, nessa também o entrosamento só traz benefícios. Ou como já dizia o antigo sábio: “É melhor haver dois do que um porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais”. Eclesiastes 4:9 (NTLH). E ninguém discorda que o equilíbrio financeiro da família é um exercício difícil e precário (ainda mais nas condições econômicas reinantes) que requer todas as habilidades, a maior boa vontade e total empenho de todos os membros da família. Além da colaboração, da união, do crescimento individual, haverá também maior fiscalização mútua, no verdadeiro “regime de comunhão de bens”. Eis os componentes da equação do sucesso conjugal, na qual a confiança gera dividendos a peso de ouro.

Márcio Dias Guarda

  • Pastor e Jornalista

Também no FANDOM

Wiki aleatória