FANDOM

Pais-e-filhos.png

I. Introdução :

Os pais mais do que ninguém podem ajudar seus filhos a adquirem o senso de confiança, amor e preocupação pelo desenvolvimento de sua fé. São os primeiros evangelizadores de seus filhos. Nenhum outro fator influência mais no desenvolvimento da fé que o próprio testemunho de fé na vida dos pais.

II. O que torna a família eficiente em construir fé nas crianças?

1. Cultos familiares bem planejados e atividades com a criança. 2. Pais que compartilham sua fé com as crianças. 3. Pais que dão amor, cuidado e apoio. 4. Pais que colocam limites e exercem controle.

Hoje enfrentamos mais do que nunca problemas de ajustamento, comunicação entre pais e filhos. Ansiedades produzidas por aspirações não alcançadas, decisões e escolhas erradas, dificuldades financeiras, deveres não cumpridos. Problemas de drogas, pressão social, etc. Mas um tempo de crise é também um tempo de oportunidades e desafios. Os pais podem fazer um bom trabalho contra esta infecção social aumentando social, aumentando o potencial interior de seus filhos.

Estudos feitos têm mostrado que os filhos são grandemente ajudados quando podem contar com cinco grandes fontes de força:

1. Pais compreensivos 2. Família unida, amorosa 3. Princípios morais bem orientados 4. Fé pessoal 5. Atitude de aceitação em relação a receber ajuda.

III. Uma família unida mais aberta é possível quando os pais:

1. Demonstrem amor e afeição um com o outro ao se relacionarem. 2. Comunicar-se bem com os filhos. 3. Ensinam uma vida responsável através de uma disciplina consciente e firme.

IV. Princípios morais são encorajados por pais que: 1. Procuram viver dentro de princípios morais tradicionais. 2. Levam uma vida com senso de responsabilidade pelas necessidades de outros. 3. Ajudam os filhos a interiorizar princípios morais usando explicações razoáveis do que é certo e do que errado.

V. Uma fé pessoal e espontânea é encorajada por pais quando eles próprios: 1. tem uma fé genuína e não moralista e restritiva. 2. Compartilham as suas experiências de fé com os membros da família. 3. Dialogam sobre as escrituras e oram com seus filhos. 4. Vivem fazendo o que é certo, ajudando onde há necessidade.

VI. O apoio para desenvolver pessoas altruístas se torna possível quando os pais estão desejosos de: 1. Aceitar a ajuda de outros. 2. Tornarem-se membros de uma instituição de caridade. 3. Procurar ajuda quando algum filho se envolve em drogas, álcool, atividade sexual, tendências para o suicídio ou outros comportamentos auto-destruitivos de potencial fora de controle. 4. Aprender métodos de disciplinas que são consistentes, firmes e justos. Nossos filhos são propriedades de Deus confiadas a nós.

“Se esperais encontrar Deus em paz, alimentai seu rebanho agora com alimento espiritual; pois cada criança tem a possibilidade de alcançar a vida eterna. Crianças e jovens são o peculiar tesouro de Deus”.

“...Ele preparou-nos um caminho adequado à nossa força e capacidade e, como Jacó, tem caminhado devagar e segundo o passo das crianças e sua capacidade de resistência, a fim de nos entreter pelo conforto de Sua própria companhia, e sermos guia perpétuo. Ele não despreza, nem negligência ou deixa para trás as crianças do rebanho. Não nos pediu que marchássemos avante e as deixássemos atrás. Não tem caminhado tão depressas que os deixasse para trás com o s pequenos. Oh, não! Mas tem aplainado a estrada da vida, mesmo para as crianças. E requer-se dos pais, em Seu nome que as conduzam ao longo do caminho estreito. Deus nos designou uma vereda apropriada à resistência e capacidade das crianças”. O Lar Adventista, págs. 280, 281.

“Na primavera da vida, na fase adulta, ou com fios brancos pelas marcas do tempo...você mulher, é muito importante para Deus!”

Margarida Sarli

Também no FANDOM

Wiki aleatória