FANDOM


Horizonte


Podemos ficar reagindo aos eventos dolorosos no passado na nossa vida atual e isto causar mais sofrimentos do que o necessário. Que passos podemos dar para evitar que isto continue ocorrendo?

O que vivemos em nosso passado em nossa infância, ou na juventude, ou mesmo no início da vida adulta e que nos machucou, pode criar medo consciente ou inconsciente de que as perdas ou machucados venham a acontecer de novo. Isto, este medo, pode nos levar a ter reações meio impulsivas ou automáticas no relacionamento com as pessoas. Sabe aquele ditado popular que diz que gato escaldado tem medo de água fria? O que isto quer dizer? Entendo que quer dizer que o bichinho que sofreu com água quente, corre da água mesmo que ela esteja fria.

O que nos fez sofrer no passado pode causar em nossa mente um tipo de reação precipitada de maneira que diante de algo no presente que parece que irá produzir a mesma dor que vivemos antigamente, reagimos, por defesa da dor, que achamos que virá, quando na realidade, é “água fria”, e não “água escaldante” que nos machucou no passado. A pessoa não quis lhe perturbar, mas você interpretou que sim.

Isto pode ocorrer no trabalho, no casamento, entre amigos, na comunidade religiosa, etc. Alguém faz algo que tem semelhança externa com o que ocorreu no seu passado e que doeu, e você reage com esta pessoa de uma forma ruim, agressivamente, ou retirando-se friamente, etc. Como evitar ter estas emoções ruins de novo?

Primeiro aceite a impotência diante do fato que ocorreu no passado. Podemos ficar reagindo negativamente o tempo todo no presente porque podemos não ter aceito o fato do passado que pode ter sido realmente doloroso. Aceitar significa olhar para o que ocorreu, reconhecer o que ele produziu em nós, sentir a dor que foi produzida, expressá-la adequadamente e, finalmente, deixá-la ir embora, e não mais ficar concentrada nela. Se mais adiante começarmos a ter de novo pensamentos ruins quanto a este evento do passado, devemos, então, dizer a nós mesmos: "Já pensei sobre isto, já chorei por causa disto, já sofri, e agora não preciso mais deixar minha mente ficar concentrada nisto e me afundar. Recuso me concentrar nisto outra vez. Agora vou pensar em outra coisa." Treine isto em sua consciência. Você pode escolher o que irá pensar e no que se concentrar.


Escrito por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória