FANDOM

166298 10150089666944189 802094188 5872878 7194519 n

Uma das histórias bíblicas que mais me impressionam é a da conversão de Saulo de Tarso. É emocionante ver como Deus conquista corações duros e alcança pessoas difíceis, usando métodos incomuns!

Saulo, homem culto, era um perseguidor con victo. Tinha coragem e conhecimento para defen der sua fé a ponto de matar os que não criam como ele. Você teria coragem de evangelizar um homem assim? Deus o alcançou quando ele ia cumprir seus terríveis planos em Damasco, fazendo-o cair do ca valo e causando-lhe cegeira. Você usaria esses mé todos para levar alguém a Jesus?

Quando analiso o que aconteceu com Saulo, vejo que Deus não segue a lógica humana para cumprir Seus desígnios. Ele pode alcançar pessoas dóceis ou difíceis, usando métodos comuns e previsíveis, ou incomuns e completamente imprevisíveis. Não te nha medo de levar Jesus a pessoas que parecem ina tingíveis. Elas podem estar esperando você!

Em Atos 9, lemos que, após o impacto do encon tro com Jesus, Saulo ficou três dias sem enxergar e foi levado à casa de um homem chamado Judas. Fo ram momentos difíceis, durante os quais Saulo não comeu nem bebeu. Ele foi humilhado e abalado, en quanto procurava conhecer melhor a vontade de Deus para sua vida.

No verso 10 do mesmo capítulo, aparece um novo personagem. A Bíblia diz que era “um discí pulo chamado Ananias”. Esse era um nome comum na época, mas ele é mencionado apenas duas vezes em toda a Bíblia. Paulo conta a história de sua con versão e o chama de “homem piedoso” e respeitado pelos judeus (At 22:12).

Em Atos 9:10-19, percebe-se que Deus já havia conquistado Saulo. Só precisava de alguém para completar essa tarefa. Para essa missão, chamou Ananias. Não era obra para qualquer pessoa. Deus sabia exatamente quem deveria alcançá-lo. Antes mesmo de enviar Ananias, o Senhor já havia dado uma visão a Saulo, revelando o nome da pessoa que iria encontrá-lo. Saulo o estava esperando.

Ananias teve medo desse encontro. Sa bia muito bem quem era Saulo e o risco que ele e a igreja corriam. Tudo poderia não passar de uma armadilha, ou encenação. Por isso, Ana nias conversou com Deus tentando ajudá-Lo a sa ber quem era Saulo e os riscos que ele representava. Apesar das “informações” de Ananias, Deus reve lou que Saulo era um “instrumento escolhido”. É in teressante observar que Deus escolheu alguém que se opunha à Sua vontade.

O resultado de toda a história foi que o persegui dor temido pela igreja e por Ananias se tornou uma das maiores referências da igreja cristã. O que teria acontecido se o medo tivesse vencido Ananias? Sem dúvida, a história teria sido outra. Quando olhamos para a realidade de hoje, vemos que Deus também trabalha com instrumentos es colhidos, pessoas que consideramos duras e inatin gíveis: ateus, agnósticos, corruptos, ricos, famosos.

Muitos deles estão esperando, mas alguém precisa buscá-los. Deus precisa de seres hu manos como Ananias, a fim de convencer as pessoas a aceitar Jesus.

Alguém está esperando você. Pode ser um vizi nho, colega de trabalho, chefe, professor, autoridade, ou qualquer outra pessoa. Talvez sejam os maiores inimigos da verdade hoje, mas, amanhã, os maio res defensores de nossa fé. Pessoas que ajudarão a escrever os grandes e gloriosos capítulos finais de nossa história. Você quer repetir a obra de Ananias?

Erton KÖhler é presidente da Divisão Sul-Americana.

Também no FANDOM

Wiki aleatória