FANDOM

Violino e partitura.jpg

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. (Ec. 9:10) Quando eu era menino, participei num mutirão, na fazenda de meu avô Francisco. Cerca de cinqüenta homens, de fazendas circunvizinhas, ofereceram-se para ajudar a roçar o pasto. No entusiasmo de criança, tomei uma foice e me uni a alguns homens, responsáveis por um eito. Em menos de uma hora, encostei a foice, pois me sentia exausto. Continuei, porém, junto dos trabalhadores. Percebi que alguns eram diligentes; outros, nem tanto. Mas o que ficou em minha memória até hoje, foi a atitude de um homem chamado Jerônimo Baguá. Para não ficar atrás dos companheiros, ele roçava de qualquer jeito, superficialmente, deixando muito mato. Mas, na hora do almoço, o prato de Jerônimo foi o mais comentado... Como cristãos, devemos ser diligentes. Em todas as nossas atividades, devemos aspirar à perfeição. Os violinos Stradivarius são famosos até hoje. Atualmente, podem ser encontrados 650 violinos, 20 violoncelos e 12 violas identificados como autênticos Stradivarius. E foi entre 1700 e 1720, ou seja, entre os 56 e 76 anos, que Antônio Stradivarius produziu os melhores instrumentos. Trabalhou até os 93 anos de idade, tendo produzido, com a ajuda de Francesco e Omobono, dois de seus onze filhos, mais de 1.500 violinos. Antônio, ainda menino, queria cantar no coral infantil da cidade de Cremona, Itália, onde nasceu. Mas não tinha boa voz. Tentou estudar violino, mas não se deu bem. Ele, contudo, queria ser bem-sucedido em alguma coisa. Pediu, então, que o Sr. Amati lhe ensinasse a fabricar violinos. Sua paixão pela música foi canalizada para o fabrico desse instrumento. E esmerou-se nesse trabalho. "Sua meta era sempre fazer com que o último violino fosse melhor que o penúltimo." Seus violinos foram feitos para resistir ao tempo. São tecnicamente insuperáveis, apesar de todas as descobertas da ciência sobre o verniz e a madeira. Por isso, o preço de um violino Stradivarius é incalculável. A obra da pregação do evangelho precisa de homens e mulheres diligentes como Antônio Stradivarius. Tanto o trabalho quanto a vida dos que proclamam as boas novas de salvação devem espelhar esmero, dedicação e diligência. Na eternidade, veremos o fruto de nosso trabalho: almas redimidas pelo sangue de Jesus. Elas permanecerão para sempre como troféus de nosso fervor missionário. "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças", é o sábio conselho de Salomão. Ecl. 9:10. Pensamento para reflexão: A bruma do tempo não ofusca o que é feito com amor, carinho e esmero.

Também no FANDOM

Wiki aleatória