FANDOM

A065
  • Descanso não é luxo

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso. Salmo 23:2

As palavras do salmista dizem o mesmo que é revelado na história da criação, isto é, que a vida humana tem necessidade de repouso e restauração, pois Deus nos criou para uma alternância de trabalho e repouso. Muitos de nós sabemos o que é ficar exaustos a ponto de o corpo e a mente clamarem por descanso.

O escritor Gordon MacDonald escreveu: “Descanso não é luxo, mas uma necessidade para todos aqueles que quiserem obter crescimento e maturidade.” “É impressionante o número de sintomas de enfermidades que ocultamos quando mergulhamos na atividade comercial, até explodirmos em virtude das pressões que deixamos crescer dentro de nós. Homens e mulheres nunca planejam ter um colapso nervoso, mas é isso o que acontece quando não descansamos.”

O Dr. Charles Allen, pastor emérito da maior igreja metodista dos Estados Unidos, localizada em Houston, Texas, com cerca de 15.000 membros, conta a experiência dolorosa pela qual passou:

“Uma manhã, enquanto me vestia apressadamente para iniciar um dia cheio de compromissos, senti uma dor nas costas. Contei isso para minha esposa, certo de que a dor logo iria passar. Como não passou, ela insistiu em que eu fosse ao médico, e ele me internou no hospital.

“Fiquei infeliz. Eu não tinha tempo a perder numa cama. Minha agenda estava cheia. Mas o médico me mandou cancelar todos os compromissos por um mês, pelo menos. Então um colega de pastorado veio me visitar. Ele sentou-se do lado da cama e me disse:

Charles, tenho apenas uma coisa a dizer-lhe: ‘Ele me faz repousar.’ Depois que ele saiu fiquei pensando nessas palavras do salmista. “O Pastor sabe que Suas ovelhas precisam de descanso e, por isso, as faz repousar. Esse salmo continha uma lição para mim. Estude a vida das pessoas fiéis e você verá que todas elas se retiravam da correria da vida para descansar e refletir.

“Os grandes poemas não são escritos em ruas apinhadas de gente, as belas canções não são criadas em meio ao barulho e confusão. Só podemos nos encontrar com Deus quando paramos, olhamos e escutamos. Por isso o salmista diz: ‘Ele me faz repousar’ [Sl 23:2]. ‘Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus’ [Sl 46:10].”

Após um ano de atividades, aproveite as festas de fim de ano para descansar e refazer as energias.

  • Uma luz nas trevas

O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz. Mateus 4:16

O piloto decolou em seu pequeno avião e rumou para uma cidade do interior. O Sol já se punha atrás de uma montanha, quando ele avistou o campo de aviação ao longe. Ao manobrar a aeronave, colocando-a em posição para aterrissar, a noite já havia caído. Não conseguia mais enxergar a pista. O avião não possuía faróis, e não havia ninguém de plantão no aeroporto. A pista estava totalmente às escuras. Não possuindo instrumentos de comunicação, o piloto não teve outra alternativa senão continuar voando em círculos sobre o aeroporto.

À medida que o combustível ia se esgotando, crescia o pânico. O piloto sabia que se espatifaria no solo quando a última gota de gasolina fosse consumida. Por duas horas sobrevoou o aeroporto em trevas, aguardando o desfecho final.

Foi então que o milagre aconteceu. Um homem, lá embaixo, ouviu o ronco persistente do motor do avião e compreendeu o drama. Rapidamente tirou seu carro da garagem e dirigiu-se para o aeroporto. Com os faróis acesos começou a andar pela pista de uma ponta a outra, ida e volta, muitas vezes, a fim de mostrar ao piloto o local e a direção em que devia pousar.

Finalmente, parou o carro na cabeceira da pista com os faróis acesos, iluminando-a. E o avião condenado desceu em segurança.

O mundo está cheio de pessoas andando em círculos, tateando em meio às trevas. Não têm esperança de salvação. Aguardam apenas o momento final do desenlace. Ou que alguém lhes ilumine o caminho.

Desde a entrada do pecado no mundo as pessoas tinham vivido “na região e sombra da morte”. Mas, vindo a plenitude dos tempos, “o povo que jazia em trevas viu grande luz”. Essa luz era e é Jesus Cristo. É Ele próprio quem afirma: “Eu sou a luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8:12).

O povo de Deus tem o sagrado dever de levar a luz de Cristo às multidões que andam dispersas como ovelhas que não têm pastor, para que as portas do reino de Deus também se abram para elas.

E essa responsabilidade é minha e sua. CPB.MM.2010

Também no FANDOM

Wiki aleatória