FANDOM

Cronometro.jpg

I Samuel 16.12-13

Saul fora ungido como rei, mas fora um fracasso aos olhos de Deus. Assim, o Senhor durante alguns anos preparou um simples, mas autêntico jovem para ocupara seu lugar e levar seu povo ao auge de sua história. Davi Nasceu em Belém, uma pequena vila à 5 km de Jerusalém. O subúrbio da cidade santa. Seu pai era um homem respeitado, mas não rico. Tinha 7 irmãos mais velhos. Ele era o mais simples porque naquele tempo o filho mais importante era o primogênito, e assim sucessivamente em ordem de nascimento. Ele era o menos expressivo. Cuidava das ovelhas- trabalho humilhante e difícil.

1- É NA INFÂNCIA QUANDO COLOCAMOS A BASE DE NOSSO CARÁTER. PARA ISTO USAMOS: AS DECISÕES DE CORAÇÃO/ O TRABALHO HUMILDE, MAS ABNEGADO/ O ESTUDO PERSISTENTE. Um ser humano nunca deve esperar fazer 21 anos para começar a trabalhar. O trabalho diário e braçal deve constituir a regra de nossa vida desde o primeiro dia neste mundo, para que possamos desenvolver nossas habilidades pessoais e alcançar a máxima benção de nossa existência: a felicidade! EGW – O Senhor escolheu Davi e o preparou através de sua vida solitária com seus rebanhos nas campinas de Belém. A comunhão com a Natureza e com Deus, e o cuidado de seus rebanhos, os perigos e os livramentos, os pesares e as alegrias, coisas que eram próprias à sua humilde condição, não somente modelaram seu caráter e influenciaram sua vida futura, mas mediante seus salmos, acenderam a fé e o amor a Deus no coração de seu povo e os levou para muito mais perto do Criador. PP 686 Não pode ser feliz um rapaz que não quer saber de trabalhar, se encosta nos pais, suga deles o máximo que pode, não estuda e só vive para seus prazeres pessoais. - Por este preparo, Deus ungiu Davi e o guardou para sua obra no momento certo.

2- SEJA VOCÊ MESMO. ESTA É A ÚNICA COISA QUE VOCÊ PODE CONTRIBUIR PARA O MUNDO, É A ÚNICA COISA QUE O MUNDO DESEJA DE VOCÊ, E É A ÚNICA FORMA DE SER FELIZ. Dois anos se passaram. Houve uma grande guerra entre Israel e os filisteus. Os irmão mais velhos de Davi foram à guerra, mas não enviavam notícia ao pai. Davi foi à eles para ver como estavam. Ali, ficou inconformado com os desaforos de Golias. Foi chamado pelo rei e decidiu lutar com o experiente guerreiro. Golias – era um homem muito forte e musculoso; media 2,10m altura, e pesava uns 100kg. Usava um capacete de bronze/ armadura também de bronze pesava 60 kg. Nas pernas tinha caneleiras de bronze Nos ombros dardos de bronze A lança era muito grossa e pesada – só a ponta pesava 7 kg Seu escudo era tão grande e pesado que tinha um escudeiro só para carregá-lo. Além de todo treinamento e preparo que possuía. Davi – apenas e somente um jovem rapaz, sem qualquer preparo para guerra. Não tinha nenhum tipo de armadura nem mesmo uma espada, lança ou escudo. Suas armas eram uma funda/ um cajado de pastor. Saul ficou com dó dele e arranjou para Davi sua armadura real, seu escudo e lança. (Em Israel só o rei tinha armadura lança e escudo por ordem dos filisteus). Davi vestiu aquilo, andou, mas NÃO SERVIA para ele. Decidiu: irei como sou. Lutarei como Deus me fez. E venceu. - Há muitos que querem lutar e vencer na vida por dotes não naturais à sua pessoa. Qualquer coisinha chamam o “papai”/ usam o nome da família para arranjarem um emprego/ usam a força ou o suborno e a mentira para terem o que desejam. Seja você mesmo. Este é o único bem que deixamos no mundo. Pois não haverá outra forma de ser, de viver, de enxergar e melhorar o mundo igual à nossa. Somos únicos.

Raymond Loewy  Ele foi o criador da face industrial e publicitária do século XX. Criou a forma branca, maciça e sem pés que se tornou sinônimo de geladeira. O emblema de um garfo e uma faca que indica restaurantes nas estradas; o primeiro modelo de automóvel de passeio de linhas aerodinâmicas; a concha que no mundo inteiro identifica a Shell; uma profusão de eletrodomésticos, materiais de escritório, máquinas fotográficas, a embalagem de cigarros Lucky Strike, o logotipo dos correios dos EUA, e até uma nave espacial, entre tantas outras criações que não convém citar aqui. Ironicamente seu nome é conhecido apenas por uma ínfima parcela dos incontáveis milhões de pessoas que, há um punhado de gerações, nascem, crescem, ficam adultas e envelhecem cercadas de coisas- objetos, símbolos e embalagens- concebidas por este tremendo artista. Aguçada desta forma nossa imaginação, perguntamos: Quem foi este criativo cavalheiro ?  Segundo dos 3 filhos de um economista, que se casara com uma francesa da Alsácia, Raymond Loewy nasceu em l893 perto de uma Paris prestes a perder o fôlego diante dos inventos do dia - o automóvel e o avião. Fascinado pelas peripécias de Santos Dumont, o garoto não deixava porém de achar os primeiros aeroplanos meio ridículos, como escreveria muitos anos depois. Aos 15 anos, disposto a criar um objeto voador mais bonito, inspirou-se na delicadeza da libélula, para desenhar um aviãozinho de madeira capaz de percorrer 150 metros impulsionado por nylon elástico. O brinquedo virou moda; seu autor teve o tino de patenteá-lo, ganhando com ele dinheiro suficiente para custear os estudos de Engenharia.  Na Primeira Guerra Mundial, o universitário Loewy, aos 2l anos foi mobilizado e partiu para a frente de batalha aborrecido- por causa do corte grosseiro de sua farda. Loewy nasceu com uma capacidade maravilhosa para ver o mundo diferentemente belo, e não admitia que fosse feio. Quase uma obsessão, as preocupações estéticas o levaram a forrar de papel as paredes de seu alojamento e, num gesto de extravagância, pendurou à porta uma placa de metal onde se lia: “Studio Rue de la Paix”.  O conflito o fez ver que o Velho Mundo estava realmente muito velho para seu gosto. Por isto, em l9l9, aos 26 anos, com 50 dólares no bolso, e muita ambição, emigrou para os EUA, onde já morava um irmão mais velho, médico de profissão. Sua paixão pela América foi fulminante, pois ao vislumbrar a obra de arte que é a bandeira daquele país sentiu que ali era o seu lugar.  Começou a fazer ilustrações para revistas da classe como a Vanity Fair e Vogue, e nesse trabalho ficou l0 anos. O mau gosto o deixava doente. E isto era o que não faltava nos EUA daqueles tempos, que apesar do estrondoso crescimento industrial, colocava nas lojas artigos de desempenho excepcional, mas de apresentação péssima.  Loewy acreditava que a produção em massa não era compatível nem com a beleza e nem com a funcionalidade dos produtos- e esse foi seu primeiro estalo de gênio. Mandou imprimir cartões de visita com o nome, endereço e um credo, que mais tarde se tornaria a lei número l da fabricação industrial em todo o mundo: “Entre dois produtos de igual qualidade, o que tiver melhor aspecto venderá mais”. Mais ninguém parecia estar interessado nesta proposta, o que fez desta época de sua vida, um tempo de camas frias, refeições frias, chuvas frias e um monte de aspirinas.  Mas, em plena crise de l929, a sorte bateu à porta de seu quarto em Manhattan no convite de Sigmund Gettetner, que era dono de uma fábrica de copiadoras. Estas eram barulhentas e sujavam com facilidade, além do que os operadores viviam tropeçando nos estranhos pés compridos de tal engenhoca. Com prazo de 3 dias para desenhar novo protótipo, Loewy eliminou do aparelho as protuberâncias inúteis, diminuiu as manivelas e alojou todo o mecanismo dentro de um móvel liso, de fácil manutenção. Fabricou a maquete em argila. Foi um sucesso de vendas! E o melhor: o público comprou sua idéia: equipamentos de aparência simples certamente são simples de usar. Nascia então o desenho industrial, voltado originalmente para a conquista dos consumidores americanos, duramente golpeados pela recessão econômica , mediante a sedução das formas. Loewy criou as linhas elegantes, alongadas, em fluxo, do traçado aerodinâmico. Era a face futura do mundo.  Suas idéias baseavam-se nos princípios da simplicidade e da lógica. Nas locomotivas, por exemplo, projetou chapas de ferro fundido, que substituíam os arrebites por uma única peça soldada. Com esta carapaça, a máquina ganhava velocidade e sua manutenção ficava mais econômica. Ele também modificou a concepção interna dos vagões, tornando-os mais confortáveis e funcionais. Resultado: em um ano o movimento desta empresa aumentou quase 40 %. Loewy desenhou 20 locomotivas, entre as quais a Sl, de l938, considerada a mais bela do mundo. Capaz de ir além de 200 quilômetros por hora, dispunha de um único farol central e um desviador de fumaça, tudo para facilitar a visão do maquinista.  Mudou também o conceito da linha dos carros. Para a moda tradicional de carros altos, de linhas retas e pára-brisa vertical, ele contrapôs pára-brisa inclinado, careceria rebaixada, pára-choques e faróis incrustados nos pára-lamas de linhas alongadas- tudo o que é seguido até hoje. Ele dizia que os carros deviam ser obras de arte, de valor prático e estético, trazendo conforto , segurança e senso de liberdade ao usuário.  Em l942, ele criou o produto que julgava ser perfeito: um veículo que pesasse o mínimo, desse aos passageiros o máximo de visibilidade, parecesse estar em movimento mesmo quando parado e fosse, ainda, confortável e espaçoso, elegante e refinado no conjunto. Sucesso absoluto. O Studebaker Commander influenciou por duas décadas a concepção dos novos modelos fabricados em Detroit.  Idéia original teve ao transformar completamente o designer de um dos primeiros modelos de geladeira doméstica, a Coldspot, comercializada nos anos 30 pela Sears. Era um trambolhão a se equilibrar sobre pernas magras e muito altas, modelo ao qual Loewy fulminava de “um armário para sapatos”. Transformou-a por completo, dando-lhe uma excelente apresentação visual, espaço interno e melhor acabamento, tornando-a um sucesso de vendas.  Nos anos seguintes, foi colocando no mercado uma Lei que seria seguida à risca pelas décadas seguintes como um dos maiores princípios já estabelecidos pelo comércio industrial: A MELHORIA CONSTANTE DOS PRODUTOS, o que era incabível em seu tempo. Tal mudança de pensamento mudou para sempre o comportamento do consumidor, pois com estas melhorias, os produtores e vendedores podiam agora provocar no consumidor o desconforto de achar que seu exemplar da mercadoria estava ficando obsoleto, incentivando-o assim, a trocá-lo por outro. Está aí provavelmente a certidão de nascimento da chamada sociedade de consumo!  Em todos os seus projetos, Loewy obedecia ao credo de que o feio vende mal e que o belo e funcional são faces da mesma moeda. Daí porque nenhum de seus trabalhos contém traços desnecessários ou componentes supérfluos.  Uma de suas preocupações principais no trabalho era justamente a escolha das cores. Ele sabia que cada uma exerce um efeito próprio sobre as pessoas e as utilizava em função disso. Quando a Air France o procurou para ver como ele podia diminuir a sensação de aperto causada na pela estreiteza da fuselagem do supersônico Concorde, mandou pintar uma larga faixa preta ao interior do aparelho, criando com isso um efeito psicológico de evasão.  Seu prestígio era grande no Japão. Milionário, boa-vida, arauto do capitalismo, era recebido de braços abertos na União Soviética para ali projetar desde câmaras fotográficas a tratores. Os únicos objetos em que jamais quis pôr sua marca foram as armas. Dizia: “O objetivo do desenho industrial é melhorar a vida das pessoas, não destruí-la”.  No tempo em que não existia fotografias só os ricos tinham dinheiro para contratar um artista para pintar seu retrato. Alguns deles, exigiam então que o artista pintasse deixando de fora os defeitos – as verrugas, nariz torto e rugas.  Às vezes preferimos viver imitando outras pessoas/ ou repetindo a ordem social natural para esconder coisas das quais nos envergonhamos em nós mesmos/ ou mesmo esconder traços realmente errados de nosso caráter. Não vale à pena viver assim. IJ 2000 233.

3- SAIBA ESPERAR. NÃO TOME ATALHOS. Davi foi ungido aos 15 anos como rei de Israel. Mas voltou a cuidar das ovelhas do pai. Aos 17 venceu Golias, e aí foi morar no palácio de Saul. Por causa dos ciúmes, Saul perseguiu Davi por pelo menos uns 10 anos sem dar uma única trégua. Para salvar-se, Davi teve de fugir, viver nas cavernas da região montanhosa da Palestina, fazer policiamento das fazendas da região para ganhar alguma coisa dos fazendeiros. Quantas vezes ele não se deve Ter perguntado: Por quê? Será que Deus esqueceu-se de mim? Será que Ele irá cumprir Seu propósito em minha vida?

Davi teve duas oportunidades para matar Saul. Mas ele não o fez. Sabia que Deus nunca pega atalhos. Ele sempre tem um caminho traçado e não sai deste jamais. Davi soube esperar e por isto Deus pode realizar em sua vida milagres. Ele esperou 15 longos anos para ser rei. Um dia isto aconteceu. Borboletas  Um homem achou o casulo de uma borboleta. E, no dia em que apareceu uma pequena abertura no casulo, ele sentou e observou a borboleta, por diversas horas, enquanto ela se esforçava em forçar seu corpo através daquele pequeno furo. Depois, parecia parar sem fazer nenhum progresso. Parecia que ela tinha chegado até onde podia e não poderia, portanto, ir mais longe.  Então, o homem decidiu ajudar aquela borboleta. Ele pegou uma tesoura e retirou o que restava do casulo. A borboleta assim apareceu facilmente, mas ela tinha o corpo inchado e pequenas asas enrugadas.  Ele continuou a olhar a borboleta, pois ele esperava que, a qualquer momento, as asas crescessem e expandissem para suportar o corpo, que iria contrair-se com o tempo. Nenhuma das duas coisas aconteceu. Aliás, a borboleta passou o resto da sua vida engatinhando com o corpo inchado e as asas enrugadas. Ela nunca conseguiu voar. O que o homem tinha feito, com a melhor das intenções e que ele não pode compreender, foi que o casulo restrito, a luta e o sufoco requerido para sair pela pequena abertura do casulo eram as formas que a natureza tinha feito para forçar o fluido do corpo da borboleta a passar para as asas. Sendo assim, ela estaria pronta para voar assim que ela tivesse se libertado do casulo.  Às vezes as lutas são necessárias na nossa vida. Se Deus nos permitisse passar pela vida sem nenhum obstáculo, nós seríamos "deficientes". Não seríamos fortes o suficiente e nunca poderíamos "voar".  Por tudo isso, lembre-se: Tenha um ótimo dia, uma ótima vida e algumas lutas. Depois "voe"! É necessário. É assim que as coisas precisam ser para que a elas sempre seja dado o exato valor!

4- NUNCA USE SEU CORPO PARA ALCANÇAR SEUS ALVOS. (BATE-SEBA). Davi tornou-se rei aos 33 anos, e passou mais uns 10 vencendo os filisteus e alargando as fronteiras de Israel. Foi sem dúvida, em todos os aspectos, o maior rei hebreu de todos os tempos. Porém, um dia, chegaram nuvens negras ao seu viver. Ele caíra na poligamia. O castelo estava cheio de esposas, muitos filhos. Mas lá por dentro sentia-se sozinho pois não era exclusivo de ninguém. Mandou Joabe à guerra e tirou umas “férias” com merecido descanso. Um dia à tarde viu uma bela jovem banhar-se ao lado do palácio. Aquilo o acendeu. Ela errou pois tomar banho no quintal de casa sabendo que há uma construção tão alta por perto é no mínimo expor-se ao perigo. Davi a conhecia. Ela era esposa de seu principal soldado, e neta de seu principal conselheiro.

Bate-seba colheu um terrível resultado por seu ato.

Aprendemos preciosas lições bíblicas na vida de Ceópatra:

1- O poder de sedução da mulher é indiscutível. Leia para compreender melhor esta questão o capítulo “Apostasia no Jordão”, de Patriarcas e Profetas, de Ellen White. E ela vaticina: Satanás “emprega agora os mesmos fatores que empregou há três mil anos atrás. Por meio de amizades mundanas, pelos encantos da beleza, pela procura dos prazeres, folguedos, festins ou bebidas, tenta ele à violação do sétimo mandamento”. pág. 483. 2- Sendo assim, cada mulher precisa saber controlar tal poder, sempre usando-o para o bem. A sedução foi autorizada por Deus para a conquista de um namorado, e para o convívio sexual dos cônjuges dentro do casamento. Fora disto é pecado. Jamais a mulher deve usar tal poder para seduzir os homens, e depois “descartá-los”, ou mesmo para conseguir seus objetivos de vida. O caminho para o sucesso da vida- seja estundantil, profissional, amoroso ou social- passa pelos critérios divinos, que são a pureza de corações, vencer as dificuldades com persistência, nunca usar a “influência” de outros para conseguir algo, e muita ética. Uma vida que não segue tais requisitos, acabará tão trágica como a de Cleópatra: um desprazer pela vida, falta de sentido existencial, crise de consciência, suicídio. 3- Jovem: cuidado com quem você escolhe para namorar. Melhor: qual é o seu critério de escolha ao procurar uma moça(o) para namorar? Apenas os atributos físicos, ou junto deles, busca a personalidade total de outra pessoa a complementar a sua? Convido-o a ler a história de Sansão, e também os capítulos 5 e 7 de Provérbios. Que Deus o abençoe. SUPER, 03-90

5- OS 4 GRANDES PECADOS DE DAVI. ELE CHOROU MUITO POR ELES. MAS ENTREGOU-SE NAS MÃOS DE DEUS. ASSIM DEUS PÔDE FAZER DE SUA VIDA AINDA UMA BENÇÃO. O ato de Davi não ficou impune diante do Senhor. Deus lhe deu um ano para que pensasse em sua condição; e aí enviou Natã. Deus não o tirou do trono, nem mesmo lhe tirou a vida, já o que merecia. Mas colocou sobre ele 4 maldições que eram piores do que a morte. Amom estuprou Tamar, sua irmã. Absalão, irmão de Tamar vingou sua honra matando-o. Absalão revoltou-se contra o pai. Davi, aos 60 e poucos anos teve de fugir de Jerusalém para salvar-se. Absalão, sob o conselho de Aitófel (avô de Bate-seba), estuprou as esposas de seu pai sob o pátio real à vista de todo o povo de Israel. Davi perdeu seu amado filho morto por Joabe. Deus foi duro demais com ele? Não. Ele mesmo reconheceu Sua misericórdia. Deus o poderia Ter matado, mas não fez. E através de todos estes males Deus purificou seu caráter tornando-o um homem segundo o coração divino. O POTE

 Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim das suas viagens ente o poço e a casa do chefe, o pote rachado chegava apenas com metade. Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porem o pote rachado estava envergonhado de suas imperfeições e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas metade do que ele foi designado a fazer. Apos perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia, á beira do poço: "Estou envergonhado e quero pedir desculpas." "Por quê?"- Perguntou o homem "De que você está envergonhado?" "Nesses dois anos fui capaz de entregar apenas metade da minha carga porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo caminho de casa do seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse caminho e não ganha o salário completo pelo seu esforço" disse o pote. O home ficou triste pela situação do velho pote e com compaixão falou: "Quando retornamos para a casa do meu senhor, quero que perceba as flores ao longo do caminho." De fato a medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou as flores selvagens ao lado de seu caminho, e isso lhe deu um certo ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha. Disse o homem ao pote: "Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado? Eu, ao conhecer seu defeito, tirei vantagem dele e lancei sementes de flores no seu lado do caminho, e a cada dia que voltávamos do poço, você as regava. Por dois anos eu pude colher estas lindas flores para ornamentar a mesa de meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça a sua casa."

 Cada um de nós temos nossos próprios e únicos defeitos. Todos somos potes rachado. Porém, se permitimos, o senhor vai usar estes nossos defeitos para embelezar a mesa de seu pai na grandiosa economia de Deus, nada se perde. Nunca deveríamos ter medo dos nossos defeitos. Se os reconhecermos eles poderão causar beleza. Das nossas fraquezas, podemos tirar forças.

Apelo: DEUS PODE FAZÊ-LO SEGUNDO O SEU CORAÇÃO. Não quer operar?

Pr. MARCELO AUGUSTO DE CARVALHO

Também no FANDOM

Wiki aleatória