FANDOM


Crianca-musica


A música serve de terapia para todas as idades. Contribui para o bem estar geral do organismo e para a saúde plena do indivíduo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) formulou em 1946 a seguinte definição de saúde: “A saúde é um estado de total bem estar físico, psíquico e social e não apenas a ausência de doenças ou debilidade. Gozar da melhor saúde possível é direito de todo homem, independente de raça, religião, convicção política ou situação econômica e social.” Meditando sobre essa definição, percebemos o quanto a música contribui para esse bem estar físico, psíquico e social. A cura milagrosa das doenças psíquico-somáticas por meio da música tem aumentado em número e grau. Sabemos que nenhum ser humano é uma ilha, e, a integração social é importantíssima desde tenra idade. Alguns indivíduos já são extrovertidos por natureza, outros mais tímidos e retraídos, nesses casos a música serve como um elo entre eles e os demais. Por meio das apresentações em público nas escolas, igrejas, clubes, salões de eventos, conservatórios e teatros, esses indivíduos vão vencendo a timidez, tornando-se mais sociáveis, felizes, crescendo sua alta estima, levando assim a uma saúde proporcionalmente mais completa. O prazer em fazer e executar música torna-se o “centro encefálico da felicidade” que contribui para a saúde dos executantes e ouvintes que recebem esses fluídos sonoros e agradáveis. Desde tenra idade a criança começa a emitir sons musicais, mesmo antes de balbuciar as primeiras palavras. Ela reage positivamente a canções de ninar e pequenas canções folclóricas e as aprende antes de conhecer todos os sentidos das palavras e conseguir emiti-las completamente e perfeitamente.

Nós sabemos que pessoas de classe social mais baixa possuem menor expectativa de qualidade de vida do que pessoas de classe social mais alta, porém, encontramos nessa classe humilde, grandes músicos compositores que por meio da música se tornaram famosos encontrando o sentido de uma vida mais saudável e feliz. Outros, ao contrário, não sabendo utilizar a relação positiva entre a música e a saúde, deixaram-se perder na boemia da noite e alcoolismo, perecendo prematuramente.
Saude

Uma maneira agradável de conquistar a saúde é por meio da música clássica ou erudita, pois, equilibra o sistema nervoso, desfaz o estresse, regulando as batidas do coração. A descontração e o relaxamento total ao executar ou apreciar uma peça musical é uma experiência que favorece a capacidade de sentir prazer, alegria e felicidade que proporciona bem estar e saúde emocional, refletindo e contribuindo para a saúde geral do indivíduo. Normalmente as pessoas de espírito positivo, que amam o que fazem, que reservam parte de seu tempo para o crescimento cultural, emocional, espiritual e para o condicionamento físico e lazer, são pessoas que vivem mais, sempre felizes e com boa saúde. Quando é desenvolvido o dom da música, ela permite a criatividade, liberdade de expressão, igualdade entre as classes sociais, maior calor nos relacionamentos humanos, maior dignidade e respeito pelo próximo, maior amor às artes e ao ser humano. Infelizmente constatamos que muitas vezes a música é usada com fins egoístas, amparados pelo ciúme e a inveja e outros gostam fazem e apóiam a música com fins destrutivos, pois, são contrárias às batidas do coração que tem efeito de drogas como maconha, cocaína, heroína e outras, como no caso de músicas com excesso de síncopes e dissonâncias usando volume exageradamente alto contribuindo para destruir as células nervosas do ouvido. Todos os seres humanos foram dotados de livre arbítrio, ou seja, livre escolha. Somos livres para escolher o que comer, o que ler, o que estudar, o que ouvir, o que ver, enfim o que fazer. Normalmente colhemos logo os resultados de nossa escolha: se escolhermos bem, seremos pessoas vitoriosas, felizes, realizadas e com saúde; se escolhemos mal, seremos pessoas fracassadas, infelizes, frustradas e doentes. Que escolha você quer fazer…?

Lembre-se que a vida parece ter sentido quando existem objetivos, quando ela dispõe de valores essenciais, os quais podem ser encontrados na filosofia, moral, patriotismo, religião e obras sociais, e, também quando as pessoas se sentem valiosas e importantes na sociedade. Nesse caso, entra a música que aumenta a auto-estima, a memória, a coordenação motora e o entrosamento do indivíduo na sociedade, colaborando assim para uma formação e informação organizada, harmoniosa e saudável.
Saude musica


Gerson Gorski Damaceno

  • Doutor em Educação Musical

Ana Maria N. Gorski Damaceno

  • Mestre, Pianista Concertista

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória