FANDOM

Casal .jpg

São incontáveis as abordagens sobre o processo de comunicação entre as pessoas em geral e, se este tema tem sido objeto de artigos e livros, é porque realmente sua relevância assim o justifica. Principalmente em se tratando do relacionamento que envolve um homem e uma mulher que buscam a felicidade através da união conjugal. No entanto, talvez seja exatamente no casamento, esse relacionamento tão desejado, que ocorram os maiores desentendimentos e, conseqüentemente, a amargura, o ressentimento, a dor, a frustração e as separações poderão se tornar uma triste e lamentável realidade. Isso tudo acontece porque no calor da paixão os pretendentes na maioria das vezes atraídos e motivados pelas diferenças físicas e impulsionados pela tremenda força dos hormônios ignoram ou, pior ainda, menosprezam as diferenças próprias da psicologia masculina e feminina; as diferenças de temperamento envolvendo as emoções, atitudes e ações; as diferenças culturais resultantes da formação familiar e do ambiente social em que passaram a infância, adolescência e juventude, enfim diferenças essas que fazem o homem e a mulher serem o que são para que assim possa haver mútua atração.Casal-emagrecendo-juntos-110108.jpg

A atração do homem pela mulher e, vice-versa, faz parte da natureza humana, pois Deus assim o quis e assim o fez. E o objetivo maior do propósito divino se resume numa só palavra: complementação. O ponto alto em questão se encontra no fato que, sendo portadores de diferenças marcantes entre si, ambos possuem pontos positivos e negativos e onde um tem suas fraquezas, no outro vai encontrar a fortaleza. Acontece, porém, que depois do casamento quando a rotina se instala, aquilo que antes atraía pode se tornar objeto de afastamento. Por mais absurdo que possa parecer é isso mesmo que acontece, pois em virtude da ignorância ou menosprezo das oportunidades de mútua complementação, consciente ou inconscientemente, se instala no relacionamento uma batalha pelo poder, quando um insiste em impor seu modo de pensar e agir. Esse tipo de atitude e comportamento é um explosivo pronto para se detonar no dia-a-dia da vida conjugal e é óbvio que, numa guerra assim sempre haverá quem saia ferido. Esses ferimentos, na maioria das vezes de caráter emocional, se não forem devidamente tratados, tendem a inflamar-se e, conseqüentemente, a tornar-se uma enfermidade crônica que poderá levar o relacionamento a um trágico e fatídico final.

Por isso mesmo a comunicação (antes e depois do casamento) é o meio pelo qual ambos têm a oportunidade trabalhar para o importante e necessário ajuste a fim de que juntos alcancem o objetivo em vista: a felicidade através a realização pessoal de cada um.
Casal-praia.jpg

Com certeza já ouvimos inúmeras vezes o refrão: “é conversando que a gente se entende”. Se quase todos já ouvimos ou fizemos uso desse refrão, por que será há tanta incompreensão no mundo que vivemos, tantos casamentos em que as pessoas não se entendem e por isso mesmo não se aceitam e por não se aceitar se afastam quando antes se sentiram tão atraídos um ao outro? Talvez porque nossa compreensão quanto ao verdadeiro significado do ato de conversar se limite ao simples falar pura e simplesmente. Na verdade o verbo conversar envolve o ato de falar, mas muito mais o de ouvir. Não é isso o que diz a Palavra de Deus em Tiago 1:19: “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Entre as muitas proposições do dicionário para o termo “conversar”, além de falar, discutir, palestrar, tratar, há uma que se encaixa como uma luva tendo em vista o verdadeiro objetivo da comunicação. É a expressão “sondar o pensamento”. É disso que os namorados, noivos e casais precisam para o mútuo conhecimento, pois uma pessoa é aquilo que pensa. Se ignoramos o pensamento do outro, ignoramos sua pessoa e, pior ainda, quando menosprezamos o seu pensamento. Por isso, tais atitudes dentro de um relacionamento conjugal só podem ser desastrosas. A palavra “sondar” no dicionário tem várias definições e vale a pena considerá-las neste momento. Vamos lá: significa examinar com sonda. Determinar a profundidade de (uma porção de mar, oceano, rio, etc.). Determinar a altura do líquido contido em um tanque, porão, etc. Avaliar, calcular, estimar. Procurar, conhecer. Investigar, explorar, perscrutar. Inquirir com cautela. Quanta riqueza de significado, não é mesmo? Por si só quaisquer dessas definições podem ser aplicadas com precisão ao assunto em pauta. No entanto, para fazer jus ao título deste artigo, vamos considerar a expressão “determinar a profundidade”, ou seja, “mergulhar” na intimidade um do outro é imprescindível para que se possa determinar o valor da pessoa com quem se mantém o relacionamento. Essa possibilidade se concretiza mediante o uso da sonda chamada diálogo.

Com certeza, muitos dos relacionamentos se enfraquecem, se deterioram, porque os casais não sabem usar esse instrumento para sondar o coração um do outro. Outros, quem sabe, fazem mau uso do mesmo. Assim, sem a capacidade de conhecer um ao outro, os relacionamentos quer no período do namoro, noivado e casamento, são relacionamentos superficiais e por isso mesmo o índice alarmante de separações e divórcios.
Bonner fatima bernardes g.jpg

Mergulhar na intimidade é um imperativo para quem deseja a felicidade nesse relacionamento tão desejado entre o sexo masculino e feminino, o namoro, noivado e casamento. Mergulhar, porém, não é para qualquer um. Há que se buscar conhecimento quanto as técnicas de mergulho e, mais que isso, é importante o treinamento. Saber pois, o verdadeiro significado do ato de conversar, desenvolver a habilidade do diálogo com certeza poderá resultar num relacionamento de profundo e real significado para se alcançar o fim tão desejado, a felicidade conjugal.

Derly Gorski

  • Pastor e Jornalista

Também no FANDOM

Wiki aleatória