Wikia

Mensageiros de Esperança Wiki

O que torna, muitas vezes, a oração tão difícil?

Comentários0
2 270 pages em
Este wiki
559456 382539518450999 100000848626828 1106078 229183420 n.jpg
Há um número surpreendente de pessoas que acreditam em Deus, mas que não oram muito. Dizem que orar é muito difícil. Fiz uma rápida pesquisa entre as pessoas que mencionaram sentir-se desse jeito e aqui estão algumas das razões que deram. Veja se reconhece a si próprio em alguma delas:

“Acho que orar é difícil porque há muitos tipos diferentes de oração e não tenho certeza de como devo orar.” É verdade. Há muitos tipos de orações. Há louvor e adoração, que consiste em glorificar a Deus. Há a confissão, quando abrimos o coração a Deus e lhe pedimos que revele tudo o que há dentro de nós, e nos purifique. Há a petição, quando contamos a Ele nossas necessidades e preocupações. Há a intercessão, quando oramos pelos outros. Como saber que tipo de oração fazer, e quando? O que acontece se fizermos a oração errada? Quando temos mais perguntas do que respostas sobre oração, o ato de orar se torna muito complexo em nossas mentes e tendemos a evitá-lo. Mas Deus não está pedindo que façamos um curso de teologia antes de nos achegarmos a Ele. Ele simplesmente deseja que abramos nosso coração com toda a honestidade. O modo certo de orar procede de um coração que ama a Deus e que deseja comunicar-se com Ele.

“Acho que orar é difícil porque não faço isso muito bem.” As pessoas muitas vezes ficam hesitantes em orar porque esperam muito de si mesmas. Ouvem a eloqüência e o poder das orações de outras pessoas e sentem como se tivessem de fazer o mesmo. Acham que precisam soar como o maior pregador da Terra. Mas Deus olha para nosso coração, não para nossa eloqüência. Além disso, ninguém começa como intercessor poderoso. Todos começamos com simples orações que saem diretamente do coração. E não há nada de errado em fazer uma oração que outra pessoa tenha escrito, ou dizer uma oração memorizada, se for uma oração de acordo com seu coração e à qual você acredite que Deus vai responder. O fato de outra pessoa ter escrito a oração não significa que Deus não irá ouvi-la, vindo ela de seus lábios. Comece assim e cresça a partir daí.

“Acho que orar é difícil porque, bem lá no fundo, duvido que realmente funcione.” Muitas pessoas duvidam de que Deus esteja mesmo ouvindo quando estão orando. E se ele estiver ouvindo, pensam: Por que me ouviria? Ele é o Deus do Universo; sou apenas uma minúscula partícula em comparação a Ele. Ou podem achar que a oração até funciona, mas não as orações delas. Não compreendem como Deus definiu tudo isso. Pensam: Por que devo me preocupar? Mas o Senhor decidiu orientar sua ação em resposta a nossas petições.

“Eu acho difícil orar porque sinto que não sou bom o bastante para merecer uma resposta.” Muitas pessoas sentem que Deus não está satisfeito com elas porque acham que falharam no que deveriam ser ou fazer. Devido a esses fracassos ou ao que elas não têm feito, acreditam não merecer um pouco do tempo dEle. A verdade é que nenhum de nós é merecedor. Nenhum de nós tem feito tudo o que deveria. Todos nós falhamos. Somente Jesus nos torna dignos. Somente a graça de Deus e o poder capacitador do Espírito Santo nos ajudam a viver do modo como Ele deseja. Deus é amoroso e compassivo. Ele não está esperando para nos atingir com um raio porque não fazemos tudo direito, mas sim que nos acheguemos a Ele e confessemos nossos pecados para que Ele possa fazer tudo certo.

“Acho difícil orar porque vejo Deus como um ser distante.” As pessoas que não conhecem bem a Deus pensam nEle como se estivesse muito longe e acreditam que suas orações têm de viajar muito para alcançá-lo.Visualizam suas orações evaporando pelo ar imediatamente depois de as proferirem. Se você sente que suas orações não são poderosas o bastante para chegar aos ouvidos de Deus, você não está sozinho. Ficará surpreso com a quantidade de gente que sente o mesmo. Mas quando recebemos a Jesus, ele se torna o Mediador entre Deus e nós. Ele também nos dá o Espírito Santo, que vive agora em nosso meio, provendo-nos, assim, de uma linha direta com o Senhor. Nossas orações não precisam viajar tanto assim.

“Acho difícil orar porque não tenho certeza de minha oração estar dentro da vontade de Deus.” As pessoas muitas vezes têm medo de pedir a coisa errada, pois acham que isso causará problemas. Temem ser punidas por uma oração incorreta ou terem essa oração respondida e obterem algum resultado ruim, porque pediram sem sabedoria. A primeira coisa a ser compreendida sobre a vontade de Deus é esta: a vontade dEle é que oremos! Não somos chamados para analisar tudo perfeitamente ou para orar de forma excelente, e sim para levar o clamor de nosso coração e nossas percepções limitadas até o Senhor, que é perfeito e excelente, e descansar nEle a respeito desses assuntos. Não temos de ter medo de que orações absurdas passem despercebidas por Deus e de que Ele, inadvertidamente, responda a uma oração que não sirva a seus propósitos. Uma oração imperfeita não causará um acidente cósmico escorregando pelo céu e deslizando através da maquinaria da providência divina, sem que o Senhor saiba. Nunca veremos Deus olhando desconcertado para a Terra e pensando: ‘Como pude deixar que aquela oração fosse respondida?’”

Não importa nosso nível de experiência com a oração, jamais nossa forma de orar será perfeita. Nem sempre obteremos total compreensão do modo como Deus quer que oremos em toda e qualquer situação, mas não precisamos conhecer Sua vontade perfeita antes de orar. Podemos descobri-la enquanto oramos.

Peça com ousadia, peça com abundância, peça com fé. Peça como filho dEle e, depois,adore o Senhor na confiança de que Ele agirá conforme a vontade dEle. Mas peça!

O ponto principal é que a vontade de Deus é que oremos. Não temos de nos preocupar se é da vontade dEle responder do jeito como pedimos. Deus não será forçado a dar uma resposta que não seja da vontade dEle. Além disso, não temos de nos preocupar em pedir muita coisa, porque Deus não tem um suprimento de recursos limitado. Ele não vai ficar sem nada. A solução para orar de acordo com a vontade de Deus é orar dizendo o seguinte: “Senhor, que a Tua vontade seja feita neste caso”.

“Acho muito difícil orar porque requer muito de meu tempo para que seja algo eficiente.” As pessoas muitas vezes acreditam que, para ser uma pessoa de oração eficaz, têm que gastar horas em um só dia em oração, assim como fizeram os grandes guerreiros de oração do passado. Embora seja verdade que, quanto mais tempo você passa orando, mais pode orar e mais respostas receberá, não significa que uma oração rápida tenha menor probabilidade de ser respondida. Deus ouve cada palavra, principalmente quando vem de um coração puro e amoroso. “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tg 5:16) Toda oração conta, não interessa quanto tempo levou para ser proferida.



Stormie Omartian, O Poder de Orar Juntos, págs 42 à 45.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória