FANDOM


OsLimitesDoCorpo.jpg

Cuidar de sua estética corporal é importante. Cuidar de sua mente é mais importante ainda. O corpo tem seus limites, e a mente pode ser desenvolvida para a utilidade progressiva. Isto é o amadurecimento.


Você é o seu corpo. Aonde você for, terá que ir com ele. Dorme com ele. Levanta-se após o sono com ele. Seu corpo físico é você. Sua mente, que faz você pensar, é fruto do seu corpo, da parte dele chamada cérebro. Os neurocientistas ainda não conseguiram descobrir o que é a mente. Ela é um produto do cérebro. O cérebro (encéfalo) funciona com química e eletricidade. Mas eles verificaram que a mente é mais do que neuroquímica e eletricidade. Sua mente é do seu corpo. Seu corpo físico tem uma mente, por isso pode pensar, sentir, tomar decisões. É uma união indivisível. Não existe mente sem corpo.

Tristemente o mundo atual vive de aparências. As pessoas estão, numa grande maioria, com felizes exceções, preocupadas e fissuradas com a aparência. Seja aparência da sua roupa, tênis, celular, automóvel, título profissional, e, claro, do corpo. Quanto mais dúvidas você tem sobre seu valor como pessoa, maior será a preocupação obsessiva com a aparência externa. Você poderá querer compensar o mal estar que sente dentro de si, com algo do exterior. Não quer dizer que se a pessoa tem equilibrado respeito pessoal, ela não ligará para a aparência.

A beleza física é admirável. O belo nos atrai. Seja na Natureza, numa obra de arte, poesia, texto, produção científica, ajuda comunitária, caráter, etc. Um corpo e rosto bonitos são ajudadores no equilíbrio dentro da pessoa para ela gostar de si mesma saudavelmente. Mas isto é somente uma verdade parcial. Pessoas que não possuem beleza física podem ser agradáveis e de caráter atraente. E pessoas muito belas fisicamente podem ser vazias de alma e chatas.

É importante sim você cuidar bem de seu corpo do ponto de vista estético. Uma pessoa desleixada com a aparência de seu corpo, seja quanto à higiene ou estética pode revelar sofrimento emocional, podendo ser depressão, autorejeição, falta de orientação aprendida na infância, etc. Também é verdade que uma pessoa obsessiva com sua aparência física parece revelar importantes dificuldades emocionais, tais como insegurança, carência excessiva de afeto e aprovação, obsessão por aceitação, etc.

Você pode não ser uma pessoa de feições bonitas, mas pode cuidar bem de seu corpo, evitando, dentro do possível, os extremos de magreza e sobrepeso excessivos. Isto pode requerer muita luta para os que têm carga genética que favorece um destes extremos (magreza ou obesidade). Mantenha a higiene pessoal diária, cuide de seus cabelos, de sua pele, sua roupa, evitando abusos e extravagâncias. O belo está muito mais próximo do natural do que do artificial.

Se você se concentra demasiadamente na sua aparência física a ponto de ficar obsessivo(a) com ela, lembre-se de que seu corpo irá mudar com o tempo. Reações hormonais fazem isto inevitavelmente. O processo de envelhecimento é certo e biológico. Não lute contra ele. Aceite-o e cuide do seu corpo da melhor maneira possível para mante-lo na melhor forma e aparência que puder. Mas reconheça que há um limite além do qual ele não pode ir, a não ser que você o force com cirurgias que podem ser perigosas e dispendiosas, medicamentos com efeitos colaterais perigosos (moderadores de apetite ou as “fórmulas”para emagrecer), dietas inadequadas para sua nutrição correta, etc.

Nosso corpo envelhece e com ele o cérebro. Quanto mais e melhor você cultivar uma mente pura, útil, misericordiosa, honesta sem extremismos, afetiva, firme com relação às atitudes abusivas de certas pessoas, buscando ser justo, seu corpo funcionará melhor e a beleza do caráter suprirá em muito a decadência do corpo.

Uma atriz famosa e bonita fisicamente certa vez disse: “Envelhecer é ruim, mas amadurecer é bom.” Faça algo para melhorar a beleza no seu corpo não se esquecendo dos limites dele. Mas lembre-se de que o melhor dele é a mente. Creio que o mais belo do corpo humano é a mente que produz uma vida de utilidade. Vida de utilidade para mim é aquela em que o que você faz está cheio atitudes que produzem o alívio do sofrimento das pessoas. De qualquer pessoa e não só os da sua família e sem comercializar isto. Acho que podemos chamar isto de “estética da alma”. Cuide dela também.

Escrito por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória