FANDOM


Universo.jpg



"Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber: nem pelo vosso corpo quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes?

Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valei vós muito mais do que as aves?" Mateus 6: 25 e 26

Este é o conhecido trecho do discurso de Jesus no Sermão da Montanha, você não acha estranho os conselhos de Jesus? Como não estar ansioso quando vemos tantas pessoas com fome, morando na rua, debaixo de pontes e viadutos? Não parece uma falta de coerência entre texto e o que vemos mesmo com pessoas que conhecem e amam a Deus?

Não é pra menos! Afinal o texto fala sobre o cuidado de Deus, e o que vemos até nos leva até a questionar se existe mesmo um Deus, não é?

E se Ele existe mesmo, onde está que às vezes fica tão calado?

Aí vêm alguns religiosos dizendo que se tivermos fé, teremos tudo o que quisermos, e usam até textos das sagradas escrituras.

Então você continua se questionando:

-Como ter fé num Deus invisível e que às vezes parece que não está nos ouvindo?

-Como ter fé em Deus quando os problemas são tantos que nos cegam? -Como ter fé em Deus, quando tudo parece nos indicar que Ele já nos abandonou faz tempo?

Que tal deixarmos de lado o que um e outro dizem e perguntarmos: O que a Bíblia tem a nos ensinar sobre: Por que Sofremos?

Jó 1:1 - "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal".

Vou contar esta história com as minhas próprias palavras

Lá no antigo oriente havia um homem muito bondoso chamado Jó. Ele tinha uma bela esposa, era muito trabalhador e se dedicava cada dia mais a Deus.

Um dia a esposa de Jó ficou grávida e teve o primeiro filho, o que o deixou muito contente, e por isso se dedicou ainda mais ao Senhor.

Jó trabalhou mais e ganhou mais dinheiro, e comprou algumas ovelhas. Elas eram muito bonitas. Ele ficou muito contente, e por isso se dedicou mais ainda ao Senhor.

Então Jó foi prosperando ainda mais, e comprando camelos até possuir três mil, e sete mil ovelhas, e quinhentos jumentos, e mil bois. E muitos empregados, para ajudar a cuidar de tudo. Ele teve mais filhos: sete filhos e três filhas ao todo. Eram tantos filhos que até precisou de uma linda casa nova! E tudo isso fez com que Jó ficasse muito contente, e por isso se dedicou mais, ainda mais ao Senhor!

Jó realmente estava construindo o seu caráter sobre a Rocha que é Deus!

Você acredita que tem algumas pessoas que dizem que o ser humano só é capaz de fazer o bem a outros se houver o interesse de tirar da situação algum tipo de proveito.

Tem ,por exemplo, um behaviorista moderno, chamado Edward O. Wilson que fala até das boas ações da madre Teresa de Calcutá. Na opinião dele ela não ajudava as pessoas simplesmente porque tinha bom coração e amava ao próximo, mas sim porque estava confiante nas promessas de Deus de que receberia a recompensa da vida eterna. Ele afirma que as pessoas só têm fé em Deus com a esperança de obter alguma vantagem disso.

Assim, Wilson e outros psicólogos da linha evolutiva afirmam que não existe altruísmo puro, ou seja, este negócio de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo não existe, a não ser por puro egoísmo.

Bem, Jó também era muito rico, será que seguia a Deus só por interesse?

Vamos voltar a ele:

Tudo ia muito bem com Jó até que: De repente tudo mudou!

Tudo fugiu ao seu controle. Mesmo que ele quisesse direcionar sua vida, não conseguia!

Coisas terríveis aconteceram:

Primeiro Jó perdeu todos os bois e jumentas e os empregados que foram assassinados.

Depois morreram todas as suas ovelhas e os pastores.

Então foram roubados todos os seus camelos, e por último, o pior! Todos os filhos de Jó morreram num terrível acidente!

Jó perdeu também sua casa, sua fazenda, e... como se não bastasse, perdeu sua saúde, ficando cheio de feridas e úlceras terríveis! E passou a se coçar com cacos de telha.

Exatamente aqui começa o grande dilema de Jó. Ele começa a questionar a Deus, por que?

Segundo o que ele tinha aprendido, um Deus bom recompensa seus filhos bons com boas dádivas.

Jó tinha certeza de seu relacionamento com Deus e de que nada tinha feito que desagradasse ao Senhor.

Agora ele começa a perguntar a Deus o mesmo que nós: Por quê?

Sim, porque por algum motivo nascemos neste mundo em meio a sangue, lágrimas e dor. Também morremos em situação semelhante, mas entre o nascimento e a morte ficamos perguntando: Por quê?

Agora Jó está diante de um dilema impossível:

De um lado, seu caráter estava tão construído sobre seu relacionamento com Deus, que se ele o rejeitasse, desmoronaria todas as bases de sua própria vida.

Por outro lado, admitir que seu sofrimento estava sendo merecido, também comprometia sua integridade, pois sabia que não havia cometido nada terrível.

Não é assim que nos sentimos quando as coisas vão muito mal? Não ficamos com aquele sentimento estranho de que não somos assim tão maus para merecer isto tudo?

Agora, preste atenção: Há algo revelador! Uma chave para desvendar a vida de Jó, e como resultado a nossa vida também! Preste atenção:

Jó sabia que havia um bondoso Deus no céu, mas esqueceu-se que estava no meio do grande conflito entre o bem e o mal.Esqueceu-se de que vivemos envolvidos por uma espécie de véu que nos impossibilita enxergarmos o mundo cósmico e o Grande Conflito entre o Bem e o Mal que acontecem simultaneamente ao nosso redor.

Ele não se lembrou de que há muito tempo atrás este mundo foi entregue pela raça humana ao inimigo. E que é ele quem manipula todas as coisas aqui nesta terra como se fôssemos fantoches. Assim, ele é quem causa todas as coisas ruins nesta terra, e não Deus!

Espere um pouco. Você nota a profundidade destas verdades?

Você já pensou que enquanto você está aí na sala de sua casa assistindo sua televisão, os anjos de Deus estão ao seu lado? Junto com você?

Já pensou que o Espírito de Deus, o mesmo que inspirou a palavra de Deus a ser escrita, também está aí ao seu lado falando ao seu coração e mente para que você possa entender melhor as verdades que Ele mesmo escreveu na Bíblia?

Já pensou que, ao mesmo tempo que Deus luta por você, o inimigo e seus anjos também estão tentando desviar sua atenção através de coisas, fatos e pessoas?

Em alguns lugares da Bíblia é aberto o véu que nos impossibilita enxergar o Grande Conflito Cósmico entre o bem e o mal e passamos a enxergar o outro lado da vida.

No livro de Jó porém, o véu é aberto só para nós, não para Jó. Ou seja, nós que estamos vivendo anos depois de Jó, podemos saber através da Bíblia o que acontecia uma luta entre Deus e Satanás pelo fiel Jó, mas ele não tinha como saber isso. Jó não está sabendo da conversa entre Deus e Satanás e nem está sabendo que Deus o encara como um dos filhos mais fiéis de toda a história.

É como se um diretor de teatro entrasse no palco antes da peça começar e explicasse a todos o que iria acontecer. Combinasse tudo com o auditório, mas não explicasse aos atores.Assim, durante a peça todos assistiriam sabendo o que estava acontecendo, mas os atores e o ator principal não saberiam de nada.

Jó assiste toda a desgraça acontecendo em sua vida e continua perguntando a Deus: Por quê? Pois não sabe nada da conversa entre Deus e Satanás.

Espere aí. Mas, que conversa entre Deus e Satanás?

Jó 1: 8-11- "Então o Senhor perguntou a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao Senhor: Porventura Jó teme a Deus livre de interesses? Acaso não o cercaste com bênçãos, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. Estende, porém, a tua mão e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face? Disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder;

Somente contra ele não estendas a mão..."

Os três primeiros capítulos de Jó são reveladores.

Neles Satanás aparece para conversar com Deus e o desafia com teorias parecidas com aquelas que citei há pouco: "O Senhor diz que Jó é fiel, mas eu afirmo que ele só é fiel porque tem tudo do bom e do melhor. Tenho certeza que se eu mexer na vida dele, toda esta fidelidade acaba bem rapidinho".

Bem, agora isto faz com que mude todo o enfoque do livro de Jó. Pois agora o foco muda de Deus para Jó.

Sim, o tema do livro não é : Como Deus se comporta com os seres humanos, quando estamos sofrendo.

O tema é: Como Jó se comporta em relação a Deus, enquanto está sofrendo

Ou seja, ao contrário do que muitos dizem, um homem pode ter fé em Deus e amá-lo sem interesses, mesmo enquanto Satanás o está fazendo sofrer.

Mas, você não acha ainda muito estranho o fato de Deus estar participando de uma espécie de "competição" com Satanás!

Num belo dia Satanás aparece diante de Deus e diz: "Tenho certeza que Jó o negaria se não tivesse tantas coisas boas acontecendo em sua vida", e então Deus diz o contrário: "Pois eu tenho certeza que mesmo que ele sofresse, permaneceria fiel até o fim".Em seguida os dois resolvem medir forças, enquanto o coitado do Jó é que sofre?

A resposta para isto é ainda mais surpreendente:

O mesmo que aconteceu com Jó acontece também com cada um de nós hoje!

Não se surpreenda!

Aqui está o porque de a vida de Jó estar registrada na Bíblia.

Um dia Satanás disse diante do universo que iria corromper o mundo, causar a desgraça na vida dos seres humanos, e provocar morte e dor e aflição e que iria levar a todos que ele pudesse à desgraça e à destruição. Porém Jesus aceitou competir com Satanás por você! Ele pagou o preço da aposta com o seu próprio sangue e embora Satanás tente desgraçar a nossa vida e fazer todo o mal para nós, ainda podemos escolher a Jesus.

E o mais incrível é que nossos pequenos atos aqui na Terra têm repercussão cósmica! Ou seja, o que eu faço aqui influencia todo o universo!

Veja este texto: "Digo-vos: Assim haverá alegria no céu por um pecador que sem arrepende...". Lucas 15:7

Um pecador se arrepende na Terra e o céu todo se alegra.

Todo o céu está envolvido em cada pequena decisão que tomamos. E assim como todos assistimos a vitória de Jó, todo o universo está assistindo também a nossa vitória ao lado de Jesus.

É por isso que Paulo diz: "...porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens".I Cor. 4:9

Você percebeu que Paulo está dizendo que anjos e serres criados por Deus assistem a nossa vida, tornando-a um espetáculo cósmico?

Ou seja, da mesma maneira como, hoje podemos assistir a vitória de Jó, e o próprio Jó não tinha conhecimento do que estava acontecendo, assim também o universo assiste a nossa história. Mas só não saberemos o que acontece se buscarmos a palavra de Deus!

Acompanhe comigo Jó 42: 10 - "Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos..."

Mesmo sem saber o porquê, Jó deixa de lado o seu sofrimento e passa a orar pelos seus amigos. Isto sim é: Altruísmo Puríssimo!

Ao ver esta atitude de Jó, Deus diz: Basta! Está consumado, acabou!

Um dia Satanás conquistou o planeta Terra que havia sido dado por Deus ao Homem.

Satanás disse a Deus que faria tudo para arruinar a vida do homem e colocar a culpa em Deus. Satanás jurou a Deus que ao sofrermos abandonaríamos a Deus.

Mas mesmo assim, quando parecia não haver mais saída, Deus abriu o caminho com a cruz.

Deus sente a sua dor e sofre junto com você. E para provar isto Ele se tornou homem e sofreu literalmente as nossas dores. Hoje Deus espera ainda por pessoas que aceitem seu sacrifício, mas daqui a pouco ele também dirá ao Universo todo e ao planeta Terra e a Satanás: Basta! Está Consumado!

A Bíblia também nos revela isto: "E lhes enxugará dos olhos toda a lágrima e não haverá mais luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas já passaram". Apocalipse 21:4 Você está sofrendo? Está passando por momentos difíceis de aflição? Já procurou saída em todos os lugares e não achou quem o ajudasse? Já chegou ao desespero? Olhe para Cristo. Ele está em sua palavra, a Bíblia. Ele deixou o caminho da salvação ali registrado. Você tem falta de fé? Então feche seus olhos e ore comigo, e Deus abrirá os seus olhos da fé!

Oração:

Querido Deus são tantos sofrimentos que temos na nossa vida que às vezes Senhor a fé vacila, e não podemos vê-lo. Alguns dizem que iremos ter tudo se entregarmos a nossa vida ao Senhor. Mas queremos ouvir a sua voz. Queremos ser como Jô, inabaláveis, fiéis ao Senhor. Abra os nossos olhos da Fé. Em nome de Jesus. Amém.


PR. FERNANDO IGLESIAS

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória