FANDOM

Vida conjugal12.jpg

Nesse fim de semana cinco tópicos sobre vida de casados. Como sempre fazemos, abrimos o caminho para perguntas. A primeira pessoa a levantar a minha mão era um venerável ancião de 85 anos e um casamento que durava mais de sessenta. E por sinal era muito de concordo com isso que estávamos dizendo. E então acrescentou que nos casamentos de hoje é preciso compreensão. Por esta razão, meu casamento dura mais de sessenta anos. Sentou-se sem mais comentários. Em todos os temas fiz o mesmo. Quando se levantava, os participantes diziam em uníssono: “O que os casamentos de hoje necessitam é de compreensão”. Em algum momento, nós nos sentimos tentados a não permitir que ele continuasse falando. Mas como ignorar alguém que falava com base em muitos anos de casamento? O idoso estava certo. Esposos precisam de muita compreensão mútua. Partimos para estudar mais sobre o assunto. O dicionário da Real Academia Espanhola apresenta dois significados do verbo compreender que são apropriados para o tópico. Na primeira, diz que é entender. Há muitas coisas que os maridos devem entender ou compreender. Uma das mais importantes é que existem muitas diferenças entre as escolas que têm que viver. Existem diferenças de pensamento, de crenças, gostos e hábitos, e outros que não podem mudar tão facilmente. O segundo significado no dicionário diz que o entendimento encontra-se em achar normal atos ou sentimentos do outro. Isso também é necessário no casamento. Frases como: Eu entendo as tuas lágrimas ou entendo o que você sente, é apropriado. No entanto, cuidado com aqueles atos que por uma questão de entendimento, não aceitar ou justificar sentimentos moralmente condenáveis. Aqui estão algumas ideias que ajudem a mostrar uma atitude de compreensão em casamento: 1. Nós não somos perfeitos. Cada cônjuge tem falhas e fraquezas. Quando um dos dois está errado, deve haver uma compreensão mútua. Em seguida, o errado pode ser o outro. 2. Nós precisamos de perdão. Uma abordagem abrangente nos prepara para o que falhou. Jesus foi solidário com os pecadores. Disse na cruz: Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem (Lc 23:34). 3. Nos colocarmos no lugar do outro. Entendimento significa colocar-nos por um momento no lugar do outro. O apóstolo Paulo escreveu: Cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. (Filipenses 2:3-4). 4. Não suprime o razão. Ser compreensivo não deve levar-nos a calar e aceitar a ações impróprias do cônjuge. Este ponto de vista, não é saudável, mas prejudicial a ambos. 5. O entendimento é a aceitação. O cônjuge se sente amado quando ele é aceito como é. Entendimento juntamente com paciência, perseverança, bondade, simpatia e consideração ajudará a criar um sentimento de aceitação no casamento. Após o seminário, o marido idoso se aproximou de nós e nos pediu para pedir desculpas por falar tanto. Então ele disse: Mas... o que os casais necessitam é compreensão não é? Nós apenas sorrimos e lhe respondemos: Claro!

Por Pedro y Cecilia Iglesias

  • Articulo sacado de la revista Prioridades Para Hoy

www.iadpa.org

Também no FANDOM

Wiki aleatória