FANDOM


Deserto.jpg

Em cidades como Nova Iorque, ou Paris, a água não é mais simplesmente água, é bebida de luxo. Com mais de 700 marcas para escolher, eau de bonteille pode custar até o absurdo preço de 15 dólares num restaurante sofisticado, como o Alain Ducase, de Nova Iorque. Nos últimos anos, a venda de água engarrafada no mundo tem aumentado bastante, e a indústria daquilo que os americanos estão chamando de a essência da vida chega hoje a 7 bilhões de dólares anuais só nos Estados Unidos. Tudo porque, de repente, a humanidade parece ter redescoberto os benefícios da água para a saúde. Está comprovado que as pessoas bebem pouca água. Calcula-se que a maioria dos habitantes do planeta vive cronicamente desidratada. Todos os dias, um adulto perde por volta de um litro de líquido e, se esse líquido não for reposto, haverá prejuízo para o organismo. O texto de hoje apresenta a figura da corça suspirando pelas correntes das águas. Nas terras desérticas, era comum ver as manadas das corças movendo-se de um lugar para outro, buscando uma poça de água. Às vezes, uma corça solitária perseguida pelos predadores ficava exausta e machucada de tanto correr, e o seu último refúgio era uma poça de água. O animalzinho descia a colina e nadava no meio da água, procurando ocultar-se de seus inimigos. Para a corça, a água não era algo opcional, era assunto de vida ou morte. Porém, o Salmo de hoje não está falando apenas de água, está falando de Deus, o único Ser capaz de suprir a sede da alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Salmo 42: 2, diz Davi. Sede do Deus vivo. Nossos dias estão cheios de deuses mortos. Inventamos pequenos deuses, manipuláveis, dirigíveis, só para tentar enganar a sede da alma. Brincamos de acreditar em Deus, mas o coração continua sedento. Como um deserto sem vida, esperando uma gota de água, uma palavra de amor, um gesto de ternura, uma atitude

de carinho.
DEUS-A-MINHA-ALMA-TEM-SEDE-DE-TI.jpg

Ah, se o ser globalizado de hoje abandonasse um pouco suas conexões mirabolantes e parasse na sua corrida louca, descobriria o segredo da vida vitoriosa do salmista e também diria: Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por Ti, ó Deus, suspira a minha alma .

2 - Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando voltarei a ver a face de Deus. TEM SEDE - A ilustração adquire mais significado se têm em conta os lugares áridos e calorosos por onde Davi andava como fugitivo no verão e em onde a água muitas vezes faltava. Os animais selvagens com freqüência impediam que o tímido veado se acercasse aos poucos lugares onde tinha água . DO DEUS VIVO - As cuidadosas invocações do nome de Deus que aparecem neste Salmo e no seguinte destacam a premente necessidade que o salmista sentia de Deus versos 8 e 9; 43: 2 e 4 . VOLTAREI VER A FACE DE DEUS - Ver a face de Deus quer dizer visitar seu santuário, o Templo de Jerusalém Deuteronômio 31: 11; Salmo 27: 8 . Apresentarei-me adiante de Deus. Êxodo 23: 17 e Salmo 84: 7 o emprego desta expressão em relação com as peregrinações ao santuário. A idéia de estar na presença de Deus ocupa um lugar proeminente neste Salmo ver Salmo 43: 5; Êxodo 34: 24; Deuteronômio 16: 16; 31: 11. Considerava-se o santuário um lugar especial onde as pessoas se encontravam com Deus .

3 - As lágrimas são meu pão noite e dia, e todo dia me perguntam: Onde está o teu Deus? LÁGRIMAS - Deste-lhe a comer um pão de lágrimas, a tríplice medida de lágrimas a beber. Salmo 80: 5. Deus parece medir sua angústia como quem serve a bebida a um e outro. O Salmo 80: 5 e 42: 3 são um paralelo ugarítico desta figura . MEU PÃO - É interessante notar que o salmista fala das lágrimas como seu pão, mas o poeta ugarítico fala de beber lágrimas como vinho . PERGUNTAM-ME - Dizem-me. Os inimigos de Davi lhe dirigem o vitupério mais amargo quando afirmam de que o Deus em quem confia, não se preocupa em absoluto por seu bem-estar .

4 - Começo a recordar as coisas e minha alma em mim se derrama: quando eu passava, sob a Tenda do Todo Poderoso em direção a casa de Deus, entre os gritos de alegria, a ação de graças e o barulho da festa. AS COISAS - Davi recorda em seu desterro as ocasiões quando rendeu culto no santuário, com a congregação dos que se regozijavam na presença de Deus. Essas recordações lhe faziam ainda mais difícil sobrelevar suas penas. Por outra parte, fortalecia-se ao recordar as providências de Deus . TODO PODEROSO - Poderoso; literalmente: admiráveis com um plural majestático. A Tenda, a Cabana, é o Templo em que Deus reside e que todo israelita piedoso visitava a cada ano Êxodo 23: 14 a 17 .

Escutem, os que têm sede: venham beber da água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de grata. Isaias 55: 1.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória