FANDOM

Anelli02 salvatore vuono freedigitalphotos net

Ser independente. Ser autônomo psicologicamente é se virar por si mesmo. É resolver os próprios problemas, não colocando em outra pessoa o centro de seu bem-estar. No que diz respeito à vida conjugal é um fator imprescindível para a felicidade da vida a dois. Muitos pensam e confundem a questão do bom relacionamento entre marido e mulher como tendo que existir independentemente de como cada um se sente individualmente. Mas é difícil, senão impossível, que um cônjuge se sinta bem se fica colocando a esperança de seu bem-estar no outro. Uma coisa e desejar que o companheiro ame e transmita esse amor. Isto é normal até certo ponto. Outra coisa é você sentir-se mal consigo mesmo por causa de problemas que trouxe para o casamento, querendo que seu cônjuge seja quem irá resolver isso. Ele/ela pode ser compreensivo(a), ouvir com carinho, ser sensível ao seu sofrimento. Mas a resolução de tais conflitos pessoais depende na verdade da própria pessoa, ou seja, da decisão de lutar por si sem colocar no outro a esperança de solução. É muito cômodo colocar no outro a culpa de nossas angústias e tristezas. Fazendo isso nos enganamos e, é um auto-engano um tanto confortável, porque enquanto acharmos que a solução de nosso sofrimento está no outro mudar atitudes dele, não fazemos nossa parte. Isso produz mais problemas conjugais do que imaginamos. Mas quando cada um procura entender que há problemas pessoais, quando aprende a separar o que é seu mesmo e não da relação conjugal, e começa a trabalhar consigo para resolver isso sem cobrar do outro a salvação das angústias pessoais, o casamento melhora. Porém, é bom avisar que você não deve fazer isso somente se seu cônjuge também fizer. Deve fazer porque você gosta de si mesmo e não quer sofrer mais. Por mais que possa ser verdade que o outro tenha problemas, as perguntas para sua reflexão devem ser: “Qual é o meu problema? Estou disposto a buscar mudança naquilo que entendo ser o meu problema pessoal?” Muitos casamentos melhoram quando pelo menos um dos cônjuges faz esse trabalho individual. Melhor ainda, quando os dois tomam essa decisão.

César Vasconcelos de Souza

  • Psiquiatra no Rio de Janeiro

Também no FANDOM

Wiki aleatória