FANDOM

E003.jpg

Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus. II Reis 4:9. São Francisco de Assis definiu o testemunho cristão de uma maneira que não deixa margem para qualquer tipo de reparo: "Pregue o evangelho todo o tempo; se necessário, use palavras." Eliseu, certamente, pregava dessa maneira. Tanto é que o casal que o observava, disse que ele passava "sempre" por ali. Portanto, o testemunho de Eliseu não era uma impressão passageira, mas fruto de uma obediência diária e constante. Ele era observado por suas maneiras, seu comportamento e, acima de tudo, pela comunhão que mantinha com Deus. Era um homem coerente com o que pregava. Dele se podia dizer que, além do exemplo, pregava também por palavras. Oxalá todo o povo cristão pregasse dessa maneira! Diz a escritora Ellen White: "Não é somente pregando a verdade, ou distribuindo literatura, que devemos ser testemunhas de Deus. Lembremo-nos de que uma vida semelhante à de Cristo é o mais poderoso argumento que pode ser apresentado em favor do cristianismo, e que o cristão que não é fiel à sua profissão causa mais dano ao mundo do que um mundano. Nem todos os livros escritos poderiam substituir uma vida santa. Os homens acreditarão, não o que o ministro pregue, mas o que a igreja pratique em sua vida. ... [Deus] espera que aqueles que usam o nome de Cristo O representem em pensamento, palavra e ação. Seus pensamentos devem ser puros, e nobres as suas palavras, de molde a elevar e conduzir os que os cercam para mais perto do Salvador. Tudo quanto fazem e dizem deve achar-se impregnado da religião de Cristo. Até suas transações comerciais devem recender o aroma da presença de Deus." - Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 289 e 290. Certa vez, eu estava numa longa fila, esperando minha vez de votar. Logo atrás, achava-se um senhor de cabelos grisalhos, que puxou conversa comigo. Ao saber que eu era adventista, ele disse: "Admiro muitas pessoas de sua igreja, mas tenho uma reclamação a fazer a respeito de uma pessoa que, faz mais de dois anos, trouxe o carro à minha oficina, fiz o conserto, que não ficou barato, e até hoje ele não apareceu para pagar." Que péssimo exemplo! Dentro de pouco tempo, essa pessoa foi despedida de uma instituição da igreja, devido a um comportamento suspeito. Sêneca disse que "a estrada dos preceitos é longa; a dos exemplos é breve e mais segura". E Burke afirmou: "O exemplo é a escola da humanidade, e só nela poderão os homens aprender." Pensamento para reflexão: É uma tragédia destruir, através de um mau exemplo, tudo o que pregamos a um vizinho ou amigo.

Também no FANDOM

Wiki aleatória