FANDOM

Borboleta10.jpg

Oferecer-Te-ei voluntariamente sacrifícios...‏

Oferecer-Te-ei voluntariamente sacrifícios; louvarei o Teu nome, ó Senhor, porque é bom. Sal. 54:6.

Os salmos retratam experiências humanas, com seus dramas, tristezas, problemas e dificuldades. Por exemplo, a traição. Davi era constantemente perseguido e traído. Parece que de al guma maneira a traição é tomada por alguns como uma ferramenta de sobrevivência. No salmo de hoje, Davi agradece a Deus por tê-lo livrado da traição dos zifeus, que foram aonde estava Saul para avisá-lo de que Davi estava escondido em seu território. Deus sempre está pronto a ajudar os Seus filhos sinceros. O verso de hoje apresenta a atitude de um coração agradecido pelo livramento que o Senhor operou. “Oferecer-Te-ei voluntariamente”, afirma o salmista. Em outras palavras: Isto que farei não é obediência a algo que Tu pediste. Isto é voluntário. Nasce no meu coração. Eu o faço em agradecimento ao modo maravilhoso como me ajudaste mais de uma vez.” O salmista ap resenta duas coisas que ele fará em gratidão a Deus: oferecer e louvar. A razão: “O Senhor é bom, pois me livrou de todas as minhas tribulações.” Você não pode separar gratidão de louvor e entrega. Agradecer sem louvar e sem oferecer, não é agradecer. É apenas uma palavra oca que não passa de uma expressão criada pelas regras do comportamento social. Louvar é fazer com que o mundo saiba o que aconteceu. Oferecer é sair da beleza das palavras e entrar na dimensão dos fatos. É tornar a teoria em prática. O que pouca gente sabe é que, quando agradeço, se apodera do meu interior um sentimento de paz e satisfação, a ponto de reconhecer que “tudo é bom”, mesmo en frentando as dificuldades mais duras. Que motivos você tem para agradecer hoje? Veja a luz do novo dia. Sinta-se vivo. Olhe para cima. Contemple a misericórdia divina e diga: “Oferecer-Te-ei voluntariamente sacrifícios; louvarei o Teu nome, ó Senhor, porque é bom.”

DIFERENTES MANEIRAS

Pois debalde se estende a rede à vista de qualquer ave. Prov. 1:17.

O provérbio de hoje ensina que existem muitas maneiras de se relacionar com as pessoas. Esta é uma lição básica para tornar a vida mais eficaz. Muitos sofrem porque não aprenderam que um indivíduo não é igual ao outro e que o relacionamento é mais enriquecedor quando as pessoas são aceitas como são. O verso de hoje diz que existem aves que podem ser caçadas com uma rede. Mas nem todas serão caçadas do mesmo modo. Cada caso é um caso. Cada circunstância é uma circunstância. Você tem vários filhos? Então perceba que cada um é diferente. Você precisa aproximar-se deles de maneiras diferentes. Erramos quando padronizamos o tipo de educação. Não é sábio encarar todos os problemas do mesmo modo, tratar todas as pessoas do mesmo jeito. O mundo é um jardim variado e colorido de personalidades e temperamentos. Você vê isso no lar, no trabalho, na escola, na rua e na igreja. A firmeza serve para uns, mas não é necessária com outros. A advertência é indispensável para uns e desnecessária para outros. Salomão tinha aprendido que a rede pode ser estendida para algum tipo de ave, mas não para todas. Essa multiforme maneira de relacionar-se com as pessoas não envolve a discussão dos princípios que são transcendentais e eternos. Vale a pena, hoje, avaliar a maneira como estou tratando as pessoas e encarando as circunstâncias da vida. Será que se eu mudasse a maneira de relacionar-me com as pessoas, considerando a variedade de temperamentos, culturas e personalidades, a minha vida seria mais produtiva e feliz? Nunca é tarde para mudar, nem para começar tudo de novo. Nunca é tarde para reconhecer o erro, nem para pedir perdão. Sempre existe tempo para aprender a viver de modo mais simples, mais humano, menos rígido e menos complicado! Por isso, hoje, antes de começar a relacionar-se com as pessoas, circunstâncias e coisas, lembre-se do sábio provérbio de Salomão: “Pois debalde se estende a rede à vista de qualquer ave.”

Alejandro Bullón

Também no FANDOM

Wiki aleatória